top of page
(A serem acreditadas como ACD pelo CFAE maiatrofa)
Grupos de recrutamento 510 e 520 e demais área das ciências físicas, naturais e tecnológicas
Formação 1
Dig4AEdu - Palestras

15/07 (manhã) - Curso de formação de 3 horas
Formação 2
Dig4AEdu - Oficinas

15/07 (tarde) - Curso de formação de 3 horas


Nota: Na formação 2, os participantes têm de se inscrever numa das oficinas abaixo indicadas:
Oficina 1 - Peer Instruction em sala de aula 
A Peer Instruction (também chamada de Instrução pelos Pares, ou Ensino pelos Colegas) é uma abordagem que se insere nas chamadas metodologia de ensino ativas. Ela promove a participação dos alunos na discussão de conteúdos que já foram lecionados, no sentido do professor obter um feedback sobre a aprendizagem dos alunos. Nesta oficina, serão apresentados os aspetos principais da PI para implementação na sala de aula, nomeadamente a sequência didática, mecanismos de votação e atuação do professor em cada fase. Os participantes serão convidados a criar questões conceptuais e testar a metodologia com os restantes colegas.

Material necessário: Portátil / Telemóvel / tablet
Oficina 2 - Análise de movimentos com o Tracker 
Marcelo Dumas Hahn
Esta ação de formação propõe a utilização do software Tracker como ferramenta para a análise de movimentos em vídeos, promovendo uma abordagem inovadora e motivadora no ensino da Física. Através da captação de fenómenos físicos com dispositivos móveis e da sua análise quadro a quadro, os professores poderão desenvolver tarefas investigativas, fomentar a aprendizagem ativa e estimular a ligação entre ciência e tecnologia. Pretende-se aproximar os conceitos científicos do quotidiano dos alunos, promovendo aprendizagens significativas e contextualizadas nas aulas de Física.

Material necessário: Portátil com o
Java e o Tracker (OSP) instalados 
Oficina 3 - Criação de recursos com o Genially 
Michel Xisto Silveira

O Genially é uma plataforma que permite criar conteúdos digitais interativos. É possível desenvolver apresentações dinâmicas, jogos e microsites, com diversos recursos gratuitos. A sua versatilidade e interface intuitiva fazem do Genially uma excelente ferramenta para educadores, divulgadores científicos e outros profissionais que desejam promover a aprendizagem de forma mais envolvente. Os participantes irão explorar algumas das principais funcionalidades da aplicação, com o foco na criação de jogos educativos e escape rooms digitais. Serão apresentados exemplos práticos, estratégias de design e recursos interativos, que podem ser facilmente adaptados para diferentes áreas do conhecimento e níveis de ensino. Cada participante poderá construir o seu próprio jogo.

Material necessário: Portátil

Oficina 4 - Scratch e o pensamento computacional 
Mariana Balaton
Nesta atividade vamos conhecer e aplicar as bases do pensamento computacional por meio do uso da plataforma Scratch. Vamos explorar conceitos de lógica, algoritmos e resolução de problemas, aplicando-os na criação de projetos interativos (jogos 2D). Nossa proposta é incentivar práticas pedagógicas inovadoras, promovendo o uso da tecnologia de forma criativa e significativa em sala de aula.

Material necessário: Portátil

APOIO INSTITUCIONAL

image_edited.jpg
image.png
image.png
image.png
image.png
image.png
bottom of page